segunda-feira, 13 de maio de 2013

MERCADO DE PEIXES SÃO PEDRO.


O Mercado São Pedro é o centro comercial de pescados mais importante de Niterói.
É o lugar onde se pode encontrar uma grande variedade de frutos do mar e ainda tem em sua sobre loja os  bares e restaurantes onde muitos clientes comem ali mesmo os peixes que compram fresquinhos nos boxes.
Cozinheiros experientes com muita prática preparam as iguarias que muitos frequentadores fazem questão de saborear no próprio mercado.

Entre os mais conhecidos está o famoso Bar do Wagner muito citado pela região pelo atendimento e pelo carisma do proprietário. Para quem não sabe é o Wagner ex-goleiro do Botafogo Futebol e Regatas campeão brasileiro de 95 também Campeão Carioca e Rio São Paulo.

Vale a pena conferir o atendimento nota dez dos funcionários do Wagner e bater um papo com o próprio sempre simpático e carismático além e claro de saborear seu peixe ou camarão ou lagosta...etc.


Outra coisa que faz o Mercado São Pedro ser reconhecido e famoso em todo estado é o fato de os chefs de todos os melhores restaurantes do rio estarem todas as manhãs pessoalmente a procura de novidades.
Diariamente as 00:04  da manhã quando os barcos estão descarregando é comum se ver grande movimentação no entreposto que é quase um anexo ao mercado fica logo de frente, bastando atravessar a rua para que os carregadores abasteçam os boxes.






O Mercado de Peixes São Pedro se localiza na Rua Visconde do Rio Branco n° 55 no Bairro Ponta D'Areia em Niterói e funciona ao público de terça a sexta das 00:06hs da manhã até as 18:00hs da tarde.
Aos sábados das 00:06hs da manhã as 16:00hs da tarde.
Aos domingos das 00:06hs da manhã as 13:00hs da tarde.
Sem dúvidas sua melhor opção para comprar seu peixe com garantia de qualidade pois o mercado recebe novas cargas todos os dias mantendo assim sua garantia de estar levando o pescado de melhor qualidade.







quarta-feira, 10 de abril de 2013

NITERÓI NO AR: MAC - MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA

NITERÓI NO AR: MAC - MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA: Inaugurado em 02/09/1996 o MAC passou a ser o ponto de referência de Niterói. Sua forma, seu desenho sua beleza remetem o niteroiense a...

MAC - MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA


Inaugurado em 02/09/1996 o MAC passou a ser o ponto de referência de Niterói. Sua forma, seu desenho sua beleza remetem o niteroiense ao orgulho profundo de ter uma obra de tão grande porte, beleza e importância para o patrimônio cultural da cidade, além de ser o maior atrativo turístico. 
O MAC  é fruto de um dos projetos que o grande arquiteto OSCAR NIEMEYER planejou para revitalizar toda a orla de Niterói e localiza-se no Mirante da Boa Viajem um dos bairros a beira-mar de Niterói.
Quem adentra as dependências do MAC pode ter de seu interior uma visão mágica da Baia de Guanabara bem como toda beleza natural em seu entorno. Isso torna um simples passeio em um evento inesquecível.
A noite também pode ser aproveitada para quem gosta de apreciar um visual deslumbrante que é o resultado dos efeitos causados pelos reflexos de luzes e águas da Baia de Guanabara e as águas abrigadas no anel da parte inferior externa. Um verdadeiro show de visual.

O MAC conta com várias exposições de vários artistas conhecidos e a mais evidente é a coleção de João Sattamini.
O MAC está aberto de segunda a domingo nos horários entre 9 da manhã  e 18 da tarde para simples visitação ao pátio e de terça a domingo nos horários entre 10 da manhã e 18 da tarde para acesso aos espaços de exposição de artes.
Seu acesso é fácil com várias linhas de coletivos, ou de carro bastando seguir a orla, ou  caminhando também através da orla para quem gosta de um passeio apreciando belas paisagens naturais.

O MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE NITERÓI É MUITO MAIS DO QUE BELEZA E SÍMBOLO DA CIDADE. É TAMBÉM A PROVA DE QUE PODE-SE USAR A INTELIGÊNCIA HUMANA PARA INTERAGIR HARMONIOSAMENTE COM A NATUREZA  SEM QUE SEJA PRECISO AFETA-LA.  

segunda-feira, 18 de março de 2013

ARARIBÓIA - COBRA DA ÁGUA


Forte imponente de olhar fixo, posto está o guardião de Niterói em seu merecido local de destaque.
 Os franceses tomaram o controle da Bahia de Guanabara, Capitania do Rio de Janeiro em 1555, com ajuda dos índios Tamoios.
Com isso a tribo Termiminó que tinha como cacique o pai de Araribóia, perdeu suas terras e se retirou para Capitania  do Espirito Santo e lá iniciaram nova vida. Receberam influencias religiosas dos Jesuítas e ajudaram a expulsar alguns invasores.

Em 1556 a coroa portuguesa disposta a retomar a Guanabara, enviou O Governador Geral Mem de Sá para a missão de retomada. Para tanto ele veio muito bem armado e seguido de grande contingente de soldados altamente preparados, porém não conheciam as terras e seus atalhos como seus antigos habitantes. Então Mem de Sá resolve pedir ajuda a Araribóia que conhecia como ninguém cada palmo.
A esta altura Araribóia na havia substituído seu pai como líder dos Termiminós. Isso lhe proporcionou autoridade para reunir 8.000 indígenas profundos conhecedores das terras a serem reconquistadas.

Os Tamoios seguiam firme aliados aos franceses e teve início a grande batalha em parte inicialmente vencida por Araribóia seus homens e os portugueses. Só não foi completa devido a aliança dos franceses com os Tamoios, isto fez com que tivessem muita resistência causando ainda perigo a colônia.
Estácio de Sá, sobrinho de Mem de Sá , o substituiu mantendo a mesma estratégia de fazer aliança com indígenas, o que deu muito certo porque saíram vitoriosos fato que não teria sido possível sem ajuda dos comandados de Araribóia.

Como gratidão a coroa portuguesa concedeu ao nobre Cacique um terreno em São Cristóvão próximo a Ilha do Governador antigas terras dos Temiminós de onde haviam sido expulsos como citado ao início.
Em 1573 mais um reconhecimento, ele recebeu de presente juntamente com a missão de proteger as terras das águas escondidas ''Niterói'' que representava o outro lado da Baía de Guanabara.
Iniciou-se então a vida da Cidade de Niterói.
Araribóia mais tarde se converteu a pregação dos Jesuítas e passou a se chamar Martin Afonso de Sousa em homenagem a um navegador português de mesmo nome

Existe uma lenda de que para se juntar aos portugueses na luta pela recuperação da Baía ele a teria atravessado a nado. Não encontrei fontes que afirmem isso todas dizem que se trata de lenda.
Mas tendo atravessado a nado ou não, o fato é que ele foi imprescindível para que hoje tenhamos nossa Niterói linda e crescendo. Por isso nada mais justo do que homenagear o  guardião que forte imponente e de olhar fixo está a guardar e proteger a cidade que fundou.

TEATRO POPULAR - CAMINHO NIEMEYER


O Teatro Popular construído a beira-mar foi mais um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer.
A ideia surgiu a partir da necessidade que havia de revitalizar a orla  da cidade.
Após a construção do MAC - Museu de Arte Contemporânea no bairro Charítas, iniciou-se a construção do Teatro Popular em um terreno de 72.000 metros quadrados no aterro da praia grande no centro da cidade. Após seguiu-se o plano de revitalização com várias outras obras ao longo da orla ligando os dois pontos MAC e T.P. Terminadas as primeiras obras deu-se ao complexo arquitetônico o nome, Caminho Niemeyer.




Ainda uma das obras do complexo está em fase de construção e as três últimas etapas estão por se iniciar completando-se então o projeto em dez etapas.
Pela ordem a primeira construção foi o MAC.
Após a praça JK.
O Memorial Roberto Silveira.
O Teatro Popular.
Estação Hidroviária em Charitas.
Fundação Oscar Niemeyer

As obras pendentes são
Museu Petrobrás de cinema
Torre Panorâmica.
Oscar Niemeyer Monumental.
Terminal Integração Multimodal.

Toda esta estrutura mesmo sem estar completa na totalidade já atrai grande número de turistas a Niterói. Não só pela beleza das construções mas também pela admiração que seu arquiteto desperta não só no Brasil mas em todo mundo.






sábado, 2 de fevereiro de 2013

NITERÓI NO AR. TODAS AS MARAVILHAS NATURAIS E ARQUITETÔNICAS DE NITERÓI.



                                              MAC - Museu de Arte Contemporânea
Niterói a cidade sorriso , cidade que já revelou grandes nomes a nível mundial para os esportes para a música , para as artes em geral. É também reconhecida por seu grande comércio e poder de geração de renda e pontos turísticos como MAC Museu de Arte Contemporânea , Campo São Bento, Caminho Niemeyer. A cidade é reconhecida também por suas bela praias que se localizam na região oceânica.Se você não conhece, visite Niterói